Peixinhos da Areia

O projeto visa o acolhimento de crianças do povoado de Atins no contraturno escolar em um espaço-tempo de cultura e educação não formal no qual elas possam ter vivências culturais, experimentações e aprendizados de forma livre e prazerosa. A experimentação que o brincar proporciona possibilita a compreensão do mundo pela criança e potencializa as interações entre as crianças construindo as relações e os afetos, sendo estimulados ao diálogo e ao respeito pelo outro, tão fundamentais de serem desenvolvidos. 

Através de uma escuta ativa dos interesses das crianças e o estímulo às diferentes fontes de pesquisa, o projeto pretende dar voz às curiosidades e estimular a aprendizagem acerca do povoado e da história local, da natureza, dos animais, das ciências, dos mitos e histórias dos povos do Brasil e do mundo, assim como de qualquer outra temática que desperte nas crianças o desejo do saber. As atividades de leitura e contação de histórias, as visitas e passeios, assim como as artes em geral, são ferramentas catalisadoras para estas aprendizagens.

Recebemos cerca de 30 crianças em contraturno escolar de 3 a 12 anos de idade. Pretendemos ser um projeto democrático onde todas as crianças possam ser acolhidas independentemente das condições econômicas.

É um projeto que visa o acolhimento de crianças do povoado em um espaço-tempo de cultura e educação não formal no qual elas possam ter vivências culturais, experimentações e aprendizados de forma livre e prazerosa. A experimentação que o brincar proporciona possibilita a compreensão do mundo pela criança e potencializa as interações construindo as relações e os afetos, sendo estimulados ao diálogo e ao respeito pelo outro. Recebe cerca de 30 crianças em contra-turno escolar de 3 a 12 anos de idade. Visitantes também são bem vindos!